Perspectiva Global Reportagens Humanas

Chefe de missões de paz aponta “desafios complexos” e pede maior cooperação BR

Jean-Pierre Lacroix, subsecretário-geral da ONU para Operações de Paz.
UNIC/Mexico
Jean-Pierre Lacroix, subsecretário-geral da ONU para Operações de Paz.

Chefe de missões de paz aponta “desafios complexos” e pede maior cooperação

Paz e segurança

Jean-Pierre Lacroix prevê mais eficácia com aumento de ação conjunta internacional; ele falou à ONU News* durante evento em academia militar na Cidade do México.

O subsecretário-geral da ONU para Operações de Paz defendeu esta quarta-feira na Cidade de México que “o multilateralismo é mais necessário que nunca” diante do que considera “complexos desafios de paz e segurança”.

Jean-Pierre Lacroix encontrou-se com a liderança das Forças Armadas e apresentou uma palestra para os estudantes do colégio da Defesa Nacional do México.

Tweet URL

Compromisso

No evento realizado com o tema “Perspectivas de Paz depois dos 75 anos. O que vem a seguir?”, o chefe das Operações de Paz elogiou o compromisso do país com a ONU destacando seu papel na organização.

“O 75º. aniversário das Nações Unidas é uma oportunidade para considerar o sucesso das operações de manutenção de paz, mas também para considerar como nós, unidos aos Estados-membros, podemos ajudar a melhorar a eficácia das operações. Este é o alvo, o objetivo da iniciativa do secretário-geral Ação para a Manutenção da Paz, A4P. Nesse marco da iniciativa, a gente tem conseguido vários progressos nos últimos dois anos, mas tem muito mais a fazer.”

Lacroix disse acreditar que o reforço da cooperação com os países-membros da organização pode melhorar a sua eficácia e o impacto das operações de paz. A ONU tem 110 mil boinas-azuis espalhados por 13 missões de paz em todo o mundo.

Chefe do Departamento das Operações de Manutenção da Paz, Jean-Pierre Lacroix, em visita ao Sudão, na África.
Unamis/Mohamad Almahady
Chefe do Departamento das Operações de Manutenção da Paz, Jean-Pierre Lacroix, em visita ao Sudão, na África.

Impacto

“No contexto dos esforços que nós fazemos para melhorar as operações de manutenção de paz, o papel do México pode ser muito importante, porque o México é um Estado-membro que tem um compromisso muito forte com as Nações Unidas. O México tem também capacidades que nos podem ajudar a melhorar o impacto das operações de manutenção de paz. Eu acho que tem uma determinação e um compromisso das autoridades mexicanas para se trabalhar com as Nações Unidas para conseguir esse objetivo.”

O México foi um dos 51 Estados-fundadores da ONU presentes na Conferência de São Francisco, onde foi firmada a Carta das Nações Unidas em 1945.

Recentemente, o país enviou observadores militares para missões de paz em países e territórios como Colômbia, Haiti, República Centro-Africana e Saara Ocidental.

No México, chefe de missões de paz destaca cooperação com países-membros da ONU

 

*Com reportagem de Gaby Ramírez e Luís Arroyo do  Centro de Informação das Nações Unidas no México, Unic-México.