Perspectiva Global Reportagens Humanas

Em encontro com papa Francisco, Guterres defende combate a “ódio crescente” BR

Secretário-geral das Nações Unidas visitou o papa Francisco, no Vaticano,
ONU/Rein Skullerud
Secretário-geral das Nações Unidas visitou o papa Francisco, no Vaticano,

Em encontro com papa Francisco, Guterres defende combate a “ódio crescente”

Assuntos da ONU

Secretário-geral destaca que humanidade deve continuar unida pela paz e harmonia; líderes pediram a países que façam mais para combater crise climática.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, encontrou-se esta sexta-feira com o papa Francisco, no Vaticano.

Num vídeo, gravado após a audiência, o chefe da ONU disse que é preciso fazer mais para promover a compreensão mútua e combater o ódio crescente.

Comunidades

Falando dos feriados religiosos, Guterres destacou o “momento de paz e boa vontade”, mas disse estar triste porque comunidades cristãs, incluindo várias que estão entre as mais antigas do mundo, não podem celebrar o Natal em segurança. 

Tweet URL

O secretário-geral citou alguns crimes de ódio cometidos este ano como o assassinato de judeus em sinagogas assim como túmulos em cemitérios judaicos vandalizados com suásticas.

Guterres lembrou ainda de muçulmanos mortos a tiros em mesquitas, e locais de culto atacados, assim como cristãos assassinados em feriados religiosos como a Páscoa, e outros casos de igrejas alvos de incêndios criminosos.

Ao desejar Feliz Natal ao papa Francisco, Guterres afirmou que em tempos turbulentos e difíceis, a humanidade deve continuar junta pela paz e harmonia.

Vida

Já o papa pediu que o mundo não ignore o que chamou de várias aflições, dores e feridas que que afetam a humanidade.

Para o chefe da Igreja Católica Apostólica Romana, é preciso união e ação para construir um mundo pacífico. Ele disse que “o que realmente importa na vida é o amor”.

Guterres afirmou que o papa é uma autoridade em questões como refugiados e migrantes, pobreza e desigualdades, desarmamento, urgência climática e no entendimento e amizade entre várias comunidades no mundo.

O chefe da ONU fez a visita ao Vaticano após ter participado na COP25, realizada em Madri.

Guterres voltou a apelar a todos os países do mundo que se comprometam com a neutralidade do carbono até 2050 para salvar o planeta, como é recomendado pela comunidade científica.