Perspectiva Global Reportagens Humanas

Combate às desigualdades é resposta para protestos globais, diz relatório de Índice de Desenvolvimento Humano BR

Relatório alerta para uma nova geração de desigualdades
Pnud.
Relatório alerta para uma nova geração de desigualdades

Combate às desigualdades é resposta para protestos globais, diz relatório de Índice de Desenvolvimento Humano

Desenvolvimento econômico

Pesquisa lançada esta segunda-feira afirma que soluções atuais não resolvem nova geração de desigualdades; em entrevista à ONU News, diretor do escritório explica porque isso é um problema e como pode ser combatido.

As manifestações que acontecem em todo o mundo mostram que, apesar do progresso sem precedentes contra pobreza, fome e doenças, muitas sociedades continuam tendo problemas. A causa comum entre todas elas é a desigualdade. 

Essa é a principal conclusão do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2019, lançado esta segunda-feira na Colômbia. A pesquisa destaca uma nova geração de desigualdades, em torno da educação, tecnologia e mudanças climáticas, e alerta que podem criar "uma grande divergência" como não acontece desde a Revolução Industrial.

Pedro Conceição, diretor nomeado do Escritório do Relatório de Desenvolvimento Humano

Pedro Conceição, diretor do Escritório do Relatório de Desenvolvimento Humano, ONU News

Debate

Em entrevista à ONU News, o diretor do escritório que produz o relatório, Pedro Conceição, disse que a pesquisa "vai além da desigualdade na distribuição de rendimento e tenta projetar aquilo que pode determinar a evolução das desigualdades ao longo do século."

"O tema das desigualdades está no debate público em muitos países, mas tem sido centrado na distribuição do rendimento. Aquilo que nos pareceu foi que havia outras desigualdades que mereciam a nossa atenção, refletindo aquilo que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável já nos dizem, que existem varias desigualdades que são importantes."

Soluções

O especialista diz que o relatório não faz propostas especificas para diferentes países, devido à diversidade de contextos, mas "oferece uma metodologia para tentar perceber quais as melhores áreas de intervenção."

"A ideia essencial é que não nos podemos circunscrever a aspetos que têm a ver com a redistribuição de rendimento para lidar com as desigualdades que estão a surgir. É preciso considerar um vasto leque de políticas. Políticas ligadas à concorrência, por exemplo, para garantir que os mercados funcionam de forma mais eficiente e podem levar a que os resultados sejam menos desiguais."

Sobre a área da concorrência, Conceição explica que "é uma área de política que normalmente não é considerada nestas discussões, mas o argumento é que é preciso estender o leque de políticas para lidar com estes problemas."

Soundcloud

Motivações

Em nota, o administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, disse que "diferentes motivos estão levando as pessoas às ruas, como o custo de uma passagem de trem, o preço da gasolina, a exigência de liberdades políticas e a procura de justiça." Para Achim Steiner, "esta é a nova face da desigualdade."

Em países com desenvolvimento humano muito alto, por exemplo, as assinaturas de internet de banda larga estão crescendo 15 vezes mais rápido do que em países com baixo desenvolvimento humano. Quanto à proporção de adultos com ensino superior, está crescendo seis vezes mais rápido.

Chefe do Escritório da África comparou as vantagens da tecnologia com o sol que cobre todo o continente.

De acordo com a ONU, os últimos anos foram marcados por disparidades no acesso à ciência, tecnologia e inovação. , by Foto: ONU/Eskinder Debebe

A distribuição desigual de educação, saúde e padrões de vida está impedindo o progresso dos países. A pesquisa estima que, em 2018, cerca de 20% do progresso do desenvolvimento humano foi perdido devido às desigualdades.

Políticas que considerem infância e investimento ao longo da vida, produtividade, investimento público e impostos justos são recomendadas.

Dados

O relatório diz que valores médios "podem ser úteis para contar uma história, mas informações muito mais detalhadas são necessárias para criar políticas que combatem a desigualdade de maneira eficaz."

Um dos exemplos é a igualdade de gênero. Com base nas tendências atuais, serão necessários 202 anos para eliminar a diferença entre homens em oportunidades econômicas. Apesar de o tema estar sendo mais discutido nos últimos anos, o Índice afirma que o ritmo de progresso está diminuindo.

Pela primeira vez, o relatório inclui um Índice de Normas Sociais. Em metade dos países avaliados, o preconceito de gênero cresceu nos últimos anos. Cerca de 50% das pessoas em 77 países pensam que os homens são melhores líderes políticos do que as mulheres. Mais de 40% considera que os homens são melhores na área dos negócios.

O relatório cita esses dados para afirmar que "políticas que abordam preconceitos, normas sociais e estruturas de poder são fundamentais."

Políticas para equilibrar a distribuição de cuidados, principalmente para crianças, são um dos exemplos. Grande parte da diferença de rendimento entre homens e mulheres é criada antes dos 40 anos, quando as mulheres estão a criar os filhos pequenos.

Proteção e restauração de ecossistemas oferece uma oportunidade para mitigar as mudanças climáticas

Um fazendeiro nas Filipinas inspeciona sua colheita de arroz após uma enchente. Prevê-se um aumento das inundações devido às mudanças climáticas, Banco Mundial/Nonie Reyes

Futuro

O relatório também pergunta como a desigualdade pode mudar no futuro, destacando a crise climática e a transformação tecnológica.

Sobre a primeira, alerta que medidas como a criação de mercado de carbono podem ser mal administradas e aumentar as desigualdades. Por outro lado, se as receitas do preço do carbono forem usadas para beneficiar os contribuintes com um conjunto de políticas sociais, podem reduzir o problema.

Sobre a transformação tecnológica, a pesquisa diz que pode ser uma solução "se oportunidades forem rapidamente e compartilhadas amplamente." Avisa, no entanto, que "existe um precedente histórico para as revoluções tecnológicas criarem desigualdades profundas e persistentes."

Uma nova "grande divergência", no entanto, ainda pode ser evitada. O relatório recomenda políticas de proteção social que, por exemplo, garantam uma compensação justa por trabalho em grupo e investimento em formação ao longo da vida para permitir a adaptação dos trabalhadores.

Em conclusão, Achim Steiner afirma que "identificar o verdadeiro rosto da desigualdade é um primeiro passo." Segundo ele, "o que acontece a seguir é uma escolha de cada líder."

Novo relatório do Índice de Desenvolvimento Humano