Perspectiva Global Reportagens Humanas

Nações Unidas celebram Dia Mundial da Televisão BR

Há exatos 70 anos, em 1949, a UIT divulgou seu primeiro conjunto de padrões técnicos para a TV.
Domínio Público
Há exatos 70 anos, em 1949, a UIT divulgou seu primeiro conjunto de padrões técnicos para a TV.

Nações Unidas celebram Dia Mundial da Televisão

Cultura e educação

União Internacional de Telecomunicações estabeleceu harmonização de padrões técnicos, em 1949, ajudando a melhorar qualidade audiovisual; âncora do Câmera Record, e ex-apresentador do Jornal Nacional, Marcos Hummel, diz à ONU News que veículo leva informação, entretenimento, saber e prazer. 

A ONU marca neste 21 de novembro, o Dia Mundial da Televisão. Segundo a União Internacional de Telecomunicações, UIT, cerca de 80% do tráfego atual na internet são gerados por produtos de TV. 

Há exatos 70 anos, em 1949, a agência da ONU divulgou seu primeiro conjunto de padrões técnicos para a TV. Com isso, a UIT ajudou a harmonizar e aumentar a qualidade audiovisual do meio de comunicação.

Segundo a União Internacional de Telecomunicações, UIT, cerca de 80% do tráfego atual na internet são gerados por produtos de TV.
Segundo a União Internacional de Telecomunicações cerca de 80% do tráfego atual na internet são gerados por produtos de TV.  Foto ONU/ Manuel Elias

Alta definição

A ONU News conversou com o ex-apresentador do Jornal Nacional, no Brasil, e atual âncora do programa Câmera Record, Marcos Hummel.

Com uma carreira de 44 anos de TV, Hummel explica o que pensa do veículo que ajudou a popularizar.

“O que eu penso da televisão: é um veículo que leva a informação, o entretenimento a todas as partes do mundo hoje. E, que deixa por onde passa um rastro de conhecimento, de saber e também de prazer.”

Desde a sua criação, no Reino Unido, há várias décadas, a TV tem passado por transformações da TV preto e branco a colorida, da televisão análoga para digital e a TV em alta definição.

A agência da ONU acredita que com a convergência da transmissão tradicional com os serviços de internet, nos próximos anos, haverá uma fusão do conteúdo de mídia, com dados, aplicativos que usam redes de banda larga disponíveis em plataformas terrestres, de satélite e internet.

Desde 2007, a ONU News Português incorporou vídeos a sua operação de rádio. Em 2009, a ONU News Português lançou a primeira conta de mídia social do Serviço de Notícias, que opera em outras oito línguas.

Em 1947, a TV ONU ganhou um Oscar com um documentário curto intitulado primeiros passos sobre os esforços para combater a poliomielite no mundo.

Jornalista Marcos Hummel comenta o Dia Mundial da Televisão