Perspectiva Global Reportagens Humanas

ONU Mulheres e Fifa assinam memorando em Copa do Mundo BR

A denúncia pode ser feita de forma confidencial no aplicativo da Fifa, que se chama integridade, ou por e-email caso haja uma suspeita de que houve corrupção no jogo
Unesco/Christelle ALIX
A denúncia pode ser feita de forma confidencial no aplicativo da Fifa, que se chama integridade, ou por e-email caso haja uma suspeita de que houve corrupção no jogo

ONU Mulheres e Fifa assinam memorando em Copa do Mundo

Mulheres

Acordo deve apoiar desenvolvimento de políticas, realização de campanhas e criação de projetos sustentáveis; campeonato do mundo de futebol feminino acontece em França até 7 de julho.  

A Federação Internacional de Futebol, Fifa, e a ONU Mulheres assinaram um memorando de entendimento durante a Copa do Mundo de futebol feminino, que começou na França no dia 7 de junho.

A meta do acordo assinado pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, e a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, é tornar o futebol mais acessível a mulheres e meninas e divulgar conteúdos que promovam a igualdade de gênero.

Programa

Para esse fim, o memorando define que organizações trabalharão com autoridades públicas, organizações internacionais, setor privado e organizações de mídia e esportes.

A ONU Mulheres diz que os grandes eventos “também serão aproveitados para proporcionar um legado de mudanças positivas nos níveis social, político e econômico.” O objetivo é “desafiar formas persistentes de discriminação e estereótipos que atrasam o progresso de todos.”

As três principais áreas de trabalho são o desenvolvimento de políticas, a promoção e apoio de projetos sobre mudança cultural e o empoderamento e, por fim, ações de comunicação para aumentar o conhecimento sobre igualdade de gênero.

As organizações pretendem cumprir esses objetivos usando personalidades conhecidas, como os atletas que fazem parte do grupo Lendas da Fifa ou são embaixadoras da Boa Vontade da ONU.

Importância

Em nota, o presidente da Fifa disse que "este é um momento significativo para a Fifa, porque combina forças com a ONU Mulheres para realizar a igualdade de gênero para mulheres dentro e fora do campo."

Na @FIFAWWC, nos ajude a romper as barreiras e fazer a diferença pelos direitos de mulheres e meninas. Faça a sua doação: https://t.co/HpD3l0cgFd #MulheresNoEsporte pic.twitter.com/uzblBra1bZ

— ONU Mulheres Brasil (@ONUMulheresBR) June 6, 2019

Gianni Infantino disse que, juntas, as duas organizações vão "aumentar o conhecimento sobre o futebol feminino e seu impacto em termos de saúde, empoderamento e modelos positivos para mulheres e meninas em todo o mundo."

A diretora executiva da ONU Mulheres disse que o acordo mostra o empenho “em nivelar o campo de atuação para mulheres e meninas, alavancando o apelo do futebol para trazer mudanças positivas em todo o mundo.”

Phumzile Mlambo-Ngcuka afirmou que a agência está confiante que “essa parceria fará uma diferença real para a desigualdade de gênero, que existe atualmente em todos os esportes.” Para ela, o objetivo é acabar com essa desigualdade “sabendo que os benefícios são para todos.”

A assinatura do memorando aconteceu durante a Convenção da Fifa sobre Futebol Feminino. O evento aconteceu no último fim de semana, e reuniu líderes de todo o mundo para discutir o desenvolvimento do futebol feminino e os benefícios sociais do esporte para mulheres e meninas em todo o mundo.