Perspectiva Global Reportagens Humanas

Conselho de Segurança condena ataques “hediondos e covardes” no Paquistão

Conselho de Segurança emitiu nota sobre os ataques
Foto ONU: Eskinder Debebe
Conselho de Segurança emitiu nota sobre os ataques

Conselho de Segurança condena ataques “hediondos e covardes” no Paquistão

Paz e segurança

Violência provocou dezenas de mortes e muitos mais feridos; Estados-membros destacam necessidade de responsabilizar autores, organizadores, financiadores e patrocinadores destes atos e trazê-los à justiça.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou "nos termos mais fortes" os ataques terroristas de sexta-feira na cidade de Karachi, no Paquistão, e na província de Khyber Pakhtunkhwa

Em nota, os 15 Estados-membros dizem que os ataques “custaram dezenas de vidas e deixam muitos mais feridos.”

Terrorismo

Rua em cidade de Quetta no Paquistão.
Rua em cidade de Quetta no Paquistão., by Foto: Unicef/Asad Zaid.

O Conselho também expressou agradecimento pela resposta rápida das autoridades paquistanesas, dizendo que "o terrorismo em todas suas formas e manifestações" constituiu uma das mais sérias ameaças à paz e segurança internacionais.

Segundo os Estados-membros, "quaisquer atos de terrorismo são criminosos e injustificáveis, independentemente de sua motivação, onde, quando e de quem os comete".

Na nota, também destacam a necessidade de responsabilizar os autores, organizadores, financiadores e patrocinadores destes atos e trazê-los à justiça.

Cooperação

O Conselho apelou a todos os Estados-Membros que, de acordo com suas obrigações sob o direito internacional e resoluções do Conselho de Segurança , cooperem com o governo do Paquistão e todas as autoridades competentes.

Na declaração, os membros do Conselho sublinham o princípio básico da inviolabilidade das instalações diplomáticas e consulares, e as obrigações dos governos de acolhimento, incluindo nos tratados internacionais, para proteger as instalações e os seus funcionários.

Segundo agências de notícias, pelo menos quatro pessoas, incluindo dois agentes da polícia, foram mortas no ataque de sexta-feira contra o consulado-geral  da China em Karachi. Três atacantes também foram mortos.

No mesmo dia, um mercado na província de Khyber Pakhtunkhwa foi atacado, matando 35 pessoas e pelo menos ferindo muitos outros.