Perspectiva Global Reportagens Humanas

Mulheres e jovens africanos interagem com líderes regionais da ONU em Cabo Verde

Bandeira de Cabo Verde. Foto: ONU/Loey Felipe

Mulheres e jovens africanos interagem com líderes regionais da ONU em Cabo Verde

Assuntos da ONU

Organizadores veem oportunidade para aumentar inclusão na tomada de decisões; Open Day promove diálogo sobre desafios e parcerias com maior ação de mulheres e jovens na África Ocidental e Sahel.

Cabo Verde acolhe na segunda-feira um dia aberto colocando frente a frente representantes nacionais e da região da África Ocidental. As sessões do Open Day, na Cidade da Praia, envolvem mulheres, jovens e funcionários da ONU.

Representante especial do secretário-geral para a África Ocidental, Mohamed Ibn Chambas (centro).

Segundo a organização, o evento é marcado pela partilha de experiências, preocupações e prioridades para contribuir para os esforços para resolver conflitos e aumentar a segurança no país e na região.

Participação

A reunião tem como tema Mulheres, Jovens, Paz e Segurança - Promovendo a Participação de Mulheres e Jovens na Tomada de Decisão na África Ocidental e nos Países do Sahel.

As Nações Unidas apoiam a iniciativa, que é presidida pelo chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca. O evento é visto como uma oportunidade para se analisar, discutir desafios e definir estratégias para que mulheres e jovens estejam mais envolvidos em todos os processos de tomada de decisão.

Entre os convidados estão o enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para a África Ocidental e Sahel, Mohamed Ibn Chambas, a diretora regional da ONU Mulheres, Diana Ofwona, e a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Ana Graça.

Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca

Juventude

Desde 2010, o Open Day promove o diálogo de mulheres, jovens  e líderes regionais em temas como desafios e parcerias como preveem as resoluções do Conselho de Segurança sobre Mulheres, Juventude, Paz e Segurança na África Ocidental e Sahel.

O encontro também terá participantes de zonas rurais, de pessoas com deficiência, da sociedade civil, académicos, organizações regionais, membros da diáspora cabo-verdiana.

Os países representados incluem Benim, Burquina-Faso, Cote D’Ivoire, também conhecida como Costa do Marfim, Gâmbia, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Mauritânia, Nigéria e Togo.