Perspectiva Global Reportagens Humanas

ONU abre espaço para "opinião do povo" em encontro sobre mudança climática BR

O Pnuma alerta que a demanda humana pelos recursos naturais da Terra superou a quantidade do que pode ser produzido
Foto ONU: Eskinder Debebe
O Pnuma alerta que a demanda humana pelos recursos naturais da Terra superou a quantidade do que pode ser produzido

ONU abre espaço para "opinião do povo" em encontro sobre mudança climática

Clima e Meio Ambiente

Campanha “People’s Seat”, na tradução em português, Cadeira do Povo, utiliza mídias sociais para envolver cidadãos no movimento em prol de ações climáticas; iniciativa antedece a Conferência das Partes da Convenção - Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP24, que acontece na Polônia entre 2 e 14 de dezembro.

No dia 3 de dezembro, “governos se reunirão para lidar com uma questão determinante dos nossos tempos, a mudança climática.” É assim que o naturalista e apresentador de televisão inglês, David Attemborough, inicia o vídeo do lançamento da campanha People’s Seat, na tradução em português, Cadeira do Povo. 

Attemborough é um dos envolvidos na iniciativa das Nações Unidas que busca levar as vozes de milhares de pessoas no mundo para a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas,  COP24, que acontecerá entre os dias 2 e 14 de dezembro na Polônia.

Arquipélago de Tuvalo é muito vulnerável à subida do nível do mar.
Arquipélago de Tuvalo é muito vulnerável à subida do nível do mar. , by Pnud Tuvalu/Aurélia Rusek

#TakeYourSeat

No vídeo, David Attemborough diz que durante a conferência serão tomadas “decisões que afetarão todas as vidas neste planeta, e pela primeira vez, você, pessoalmente, está convidado a participar”.

O apresentador acrescenta que “esta é a oportunidade de fazer uma diferença coletivamente, de fazer nossas vozes serem ouvidas” e de enviar uma “mensagem para os líderes mundiais que eles não podem ignorar para que ajam agora.”

Attemborough encerra incentivando as pessoas para que usem a hashtag #TakeYourSeat, Tome o Seu Lugar na tradução em português, para enviarem uma mensagem em relação à mudança climática.

Tecnologia

O objetivo da campanha é usar a tecnologia digital e o envolvimento de defensores de questões de mudança climática para transmitir mensagens sobre a necessidade de agir, além de reunir as experiências e opiniões de milhares de pessoas.

Recentemente, um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, Ipcc, chamou atenção para a possibilidade de o mundo estar se dirigindo a um aquecimento acima de 3°C com os compromissos atuais no âmbito do Acordo de Paris de 2015 sobre as Alterações Climáticas.

Diretrizes

De acordo com a ONU, governos agora se preparam para finalizar a implementação das diretrizes do Acordo de Paris durante a COP24. No encontro, também serão realizadas discussões para encontrar maneiras de aumentar o grau de ambição para que os objetivos do Acordo de Paris possam ser alcançados.

O momento mais importante da campanha será durante a participação de David Attenborough na COP24, quando ele falará das histórias sobre mudanças climáticas coletadas ao redor do mundo através das mídias sociais.

Na ocasião também será lançada a ferramenta ActNow.bot na página do Facebook das Nações Unidas. A intenção é ajudar a pessoas a entenderem as ações que elas podem tomar pessoalmente na luta contra a mudança climática.

Confira a mensagem em inglês de David Attenborough para o lançamento da campanha antecedendo a COP24. 

The People's Seat: Speak up on climate change #TakeYourSeat

Ações Diárias

O ActNow.bot recomendará ações diárias, como o uso do transporte público ou um consumo menor de carne. De acordo com a ONU, a ferramenta também acompanhará o número de ações tomadas com o objetivo de destacar o impacto que a ação coletiva pode ter neste momento crucial da história do planeta.  

A secretária executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Patrícia Espinosa, alertou que já se está "vendo impactos dramáticos de mudança climática pelo mundo, com apenas 1 grau de aquecimento.”

Para ela, a COP24 precisa “fornecer uma resposta robusta dando um seguimento rápido ao que os governos concordaram em fazer para que o Acordo de Paris possa se desenvolver com todo potencial.”