Perspectiva Global Reportagens Humanas

ONU e parceiros usam tecnologia em nova iniciativa para baixar risco da fome BR

De acordo com a ONU, também aumenta o número de subnutridos no mundo.
Foto: Ocha
De acordo com a ONU, também aumenta o número de subnutridos no mundo.

ONU e parceiros usam tecnologia em nova iniciativa para baixar risco da fome

Direitos humanos

Mecanismo de Ação da Fome, FAM, ajudará a prever e evitar insegurança alimentar e fome; número de subnutridos no mundo aumenta; cerca de 820 milhões de pessoas enfrentou essa situação em 2017.

Em evento realizado neste domingo nas Nações Unidas, organizadores enfatizaram que a fome ainda é uma realidade no mundo.  
Mais de 20 milhões de pessoas da região nordeste da Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iêmen enfrentaram uma séria ameaça de fome em 2017. O número de subnutridos no mundo também aumenta, com 820 milhões de pessoas nesta situação no ano passado.

Fome

Guterres lembrou que “uma pessoa em cada nove não tem o suficiente para comer”
Guterres lembrou que “uma pessoa em cada nove não tem o suficiente para comer”, by Foto ONU/David Mutua

O encontro Parceria para Combater a Grave Insegurança Alimentar, organizado pelo Banco Mundial e pelo Escritório da ONU para Assistência Humanitária, Ocha, reuniu representantes de diversas agências da organização, ONGs a do setor privado. 

O secretário-geral António Guterres disse que um mundo sem fome é um objetivo básico que deve estar ao alcance de todos. Para ele,  a tecnologia avançada e o conhecimento da agricultura de hoje, é possível  “garantir o direito fundamental de todos à alimentação”.

O chefe da ONU enfatizou que “imagens angustiantes de pais segurando seus filhos desnutridos, desamparados diante da tragédia” não estão apenas no passado. Guterres lembrou que num planeta de tanta abundância, “uma pessoa em cada nove não tem o suficiente para comer” e que “cerca de 155 milhões de crianças são cronicamente desnutridas e podem sofrer os efeitos do nanismo por toda a vida”. 

Mecanismo de Ação da Fome

Entre as razões para o problema, o chefe da ONU citou o aumento de conflitos, a crescente desigualdade e o impacto das mudanças climáticas. Ele também alertou que sem acabar com a fome em todos os lugares, não será possível ficar satisfeito com os progressos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável em lugar nenhum. 


Para Guterres, o Mecanismo de Ação da Fome, FAM na sigla em inglês, é uma ferramenta nova importante que ajudará a prever e assim, evitar a insegurança alimentar e a fome antes que eles tenham a chance de acontecer.  

Crianças na Nigéria, um dos países onde o Ocha ajudou a lutar contra a fome no ano passado.
Crianças na Nigéria, um dos países onde o Ocha ajudou a lutar contra a fome no ano passado. , by Foto: UNICEF/Gilbertson VII Photo

O FAM deve lidar com a questão da fome através de uma parceria entre o Banco Mundial, agências da ONU, ONGs, organizações humanitárias e de desenvolvimento, acadêmicos, setor privado com empresas de tecnologia como Amazon, Google e Microsoft, e outros. 

Compromisso 

De acordo com a ONU, pela primeira vez,  a inciativa utilizará tecnologias de ponta, incluindo inteligência artificial e aprendizado de máquina, para detectar correlações entre diferentes riscos.

No encontro, o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, disse que a fome é uma questão moral fundamental, e também econômica. Com o FAM, novas formas de lidar com o problema estão sendo desenvolvidas para que seja possível dar uma resposta proativa as crises humanitárias e assim, “salvar milhões de vidas”. 
Para Guterres, o Mecanismo de Ação da Fome “dará uma imagem mais precisa da segurança alimentar em tempo real, desencadeando ações antecipadas de doadores e agências humanitárias que salvarão vidas e evitarão mais sofrimento.” 
 
O secretário-geral concluiu dizendo que com o FAM a “promessa de tolerância zero à fome e à insegurança alimentar aguda” está sendo renovada, assim como o “compromisso de alimentar todos” mundo e “não deixar ninguém para trás”.